24 de junho de 2010

Norma de Desempenho para Edificações Habitacionais e Adequação Ambiental

Na última Revista Téchne, edição 158, maio de 2009, que é editada com o apoio do IPT - http://www.revistatechne.com.br/ (vende, também, no jornaleiro), a matéria de capa e o principal artigo é sobre a nova norma de desempenho para edificações habitacionais de até cinco pavimentos - NBR 15.575, em vigor desde o dia 12 de maio e que estabelece requisitos e critérios de desempenho considerando as exigências do usuário.
Essas exigências,antes subjetivas, viraram requisitos técnicos, com parâmetros determinados.
O prazo de adequação de projetos à Norma é de seis meses.
Portanto, a partir de 12 de novembro, todos os projetos protocolados nas prefeituras devem estar de acordo com a Norma de Desempenho.
Acessando o artigo, vocês terão informações mais detalhadas, mas o que o Mover gostaria de frisar, neste momento, é que, dentre os requisitos básicos da Norma (desempenho estrutural, segurança contra incêndio, segurança no uso e na operação, estanqueidade, desempenho térmico, desempenho acústico, desempenho lumínico, durabilidade e manutenibilidade, saúde, higiene e qualidade do ar, funcionalidade e acessibilidade, conforto táctil e antropodinâmico - existe um que se denomina: Adequação Ambiental, que diz: de forma geral, os empreendimentos devem ser projetados e construídos visando ao mínimo de interferência no meio. Deve ser considerados riscos de desconfinamento do solo, enchentes, erosão, entre outros. Deve-se privilegiar a utilização de materiais que causem menor impacto ambiental, madeiras certificadas, implementar sistemas de gestão de resíduos, possibilitar o reúso da água, minimizar o consumo de energia, entre outras recomendações (resumo).
Penso que valha a pena acompanhar este processo de implementação da Norma, pois seu conteúdo nos ajuda na defesa de uma cidade sustentável.
A equipe do IPT participou, ativamente, deste trabalho.

Nenhum comentário: