6 de julho de 2010

Visão de Futuro da Vila Romana (Lapa)


Enquanto a revisão do Plano Diretor está parada no Legislativo, aproveitemos para debater qual nossa Visão de Futuro sobre o bairro da Vila Romana (Lapa), pois logo teremos que nos organizar para garantir seu desenvolvimento sustentável e sua qualidade de vida já tão comprometidos pela verticalização desenfreada e pouco inteligente...

Em 19 de Abril de 2010, a comunidade da Vila Romana reuniu-se no evento "Diálogos sobre a Vila Romana: estratégias para o desenvolvimento sustentável do bairro", realizado no Senac Lapa Faustolo e, na oportunidade, os organizadores (Senac, Mover Lapa, Movimento Defenda São Paulo, Núcleo de Ação Local da Vila Romana e Conseg Lapa) solicitaram que todos escrevessem ou desenhassem como imaginariam a Vila Romana daqui há 10 anos, considerando que o bairro hoje tem sido alvo de uma ocupação pouco inteligente do espaço urbano, com extrema verticalização, o que desrespeita a sua capacidade de suporte, comprometendo a sustentabilidade ambiental e a qualidade de vida de seus moradores.
Os moradores e moradoras da Vila Romana percebem estas mudanças no padrão de uso e ocupação atual, resultado de políticas públicas desconexas, e traduzem seu sentimento "imaginando" o bairro da Vila Romana daqui há 10 anos, recuperando, por meio de seu discurso, uma série de situações que caracterizam um viver sustentável e de qualidade.
Como resultado, chegou-se a esta visão de futuro do bairro:
"EM 2020,A VILA ROMANA VOLTARÁ A SER UM BAIRRO REFERÊNCIA NA CIDADE DE SÃO PAULO, COM SEU PATRIMÔNIO HISTÓRICO, ARQUITETÔNICO E CULTURAL PRESERVADOS. AS RUAS E VILAS SERÃO BEM ILUMINADAS E AS PRAÇAS BEM CONSERVADAS E FLORIDAS UTILIZADAS COMO ESPAÇO INTERGERACIONAL DE LAZER, EDUCAÇÃO AMBIENTAL E ATIVIDADES FÍSICAS E CULTURAIS. O SISTEMA DE TRANSPORTE COLETIVO SERÁ EFICIENTE E MAIS PESSOAS PASSARÃO A USAR BICICLETAS COMO MEIO DE LOCOMOÇÃO E FAZER CAMINHADAS PELAS CALÇADAS SEM DEGRAUS E BURACOS, COM TOTAL ACESSIBILIDADE. A CAPACIDADE DE SUPORTE DO BAIRRO SERÁ RESPEITADA, COM O USO E OCUPAÇÃO INTELIGENTES DO ESPAÇO URBANO (EVITANDO-SE A VERTICALIZAÇÃO DESENFREADA), RESPEITANDO AS MUDANÇAS CLIMÁTICAS E TENDO UM SISTEMA ADEQUADO QUE SUPORTE A CAPTAÇÃO DAS ÁGUAS PLUVIAIS, REDUZINDO AS ENCHENTES NO BAIRRO. AS ESCOLAS E SERVIÇOS DE SAÚDE RECEBERÃO ALTO ÍNDICE DE APROVAÇÃO PELA POPULAÇÃO. HAVERÁ UM SISTEMA DE COLETA SELETIVA DE LIXO EFICIENTE, COM GRANDE ADESÃO DOS MORADORES E EMPRESAS LOCAIS. A VIDA CULTURAL DA VILA ROMANA SERÁ RICA E REPLETA DE RESTAURANTES E ESPAÇOS CULTURAIS, COM SEGURANÇA, RESPEITO AOS MORADORES E POLICIAMENTO CONSTANTE. ENFIM, A VILA ROMANA SERVIRÁ DE EXEMPLO PARA A CIDADE, MOSTRANDO QUE É POSSÍVEL CONCILIAR O CRESCIMENTO, A CAPACIDADE DE SUPORTE DO BAIRRO, A HISTÓRIA, A IDENTIDADE E A QUALIDADE DE VIDA DE SUAS E SEUS MORADORES".
Essa declaração da visão de futuro faz parte da metodologia de indução ao desenvolvimento local do Senac São Paulo e é desenvolvida com o apoio da comunidade, empresários e organizações sociais do bairro.
Acompanhe e faça parte do processo de desenvolvimento local da Vila Romana: blogs do Mover Lapa, Nal Vila Romana, Conseg Lapa e Site - www.sp.senac.br/redesocial

Nenhum comentário: